O que é regressão?
A palavra “regressão” remete a diversos significados e interpretações. A terapia de regressão nada mais é do que um retorno às lembranças do passado – tanto de um passado recente, como de questões muito antigas, da primeira infância, e até vivências uterinas – que podem estar gerando algum desconforto no presente.
Em certos casos, quando em consonância com as crenças do paciente, o processo de regressão pode acessar até memórias de vidas passadas.
A regressão é um retorno no tempo e no espaço, independentemente de crenças pessoais, segmentos religiosos ou capacidade individual. O objetivo é ativar cargas emocionais adormecidas, as quais podem motivar algum transtorno psicológico no presente, e ressignificar o valor dessa lembrança.
Por que fazer regressão?
É comum você sentir, em algum momento da vida, uma vontade de conhecer um pouco mais do seu passado. Pode ser que haja a curiosidade se realmente existem vidas passadas. Assim como, essa curiosidade é mais comum, se algum fato marca a sua história.
Quais os sentimentos guardados em relação aos quais lugares em que morou? Quais pessoas conheceu? Algumas dessas perguntas já devem ter passado pela sua cabeça em algum momento, não é mesmo?
Também pode acontecer de sermos acometidos por situações que parecem não ter explicações óbvias e que deixam perguntas sem respostas evidentes, como: “por que perdi um ente querido tão cedo? Por que determinada pessoa simplesmente me odeia? Por que será que, mesmo sem nenhum motivo aparente, eu sou a ‘ovelha negra’ de toda a família?” Essas são questões não esclarecidas, que nos incomodam e podem atrapalhar nossa vivência.
Indo um pouco além de simples conjecturas, nós nos deparamos com situações em que essas dúvidas se transformam em sentimentos mais profundos e complexos, desenvolvendo sérios “problemas” emocionais e “transtornos” mentais.
É importante entender que “problemas” de comportamento, fobias e medos aparentemente infundados, muitas vezes são comportamentos gerados por acontecimentos do passado. Acontecimentos do passado que marcaram, principalmente, na primeira infância e foram esquecidos com o tempo.
Como esse procedimento funciona?
A regressão é um procedimento em que o paciente é conduzido a recordar – e até mesmo a revivenciar – acontecimentos que tiveram uma carga emocional muito intensa e que tenham gerado bloqueios e conflitos internos.
Medos excessivos, fobias, padrões de comportamentos negativos e problemas de relacionamento que se repetem constantemente, são alguns exemplos de problemas ocasionados por conflitos passados. Essa ténica se utiliza da indução, a partir do relaxamento profundo ou da hipnose clínica, para atingir seu objetivo.
Dessa forma, o paciente busca, com a ajuda do terapeuta, descobrir onde está a experiência traumática no inconsciente.