A Traumato-Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, relacionadas ao aparelho locomotor. Já a fisioterapia Traumato-ortopédica atua na prevenção e no tratamento de distúrbios do sistema músculo-esquelético, sejam eles crônicos ou agudos.
Nesta área da ortopédica são utilizados recursos terapêuticos, como eletroterapia e crioterapia, recursos cinesioterápicos e terapia manual.
A Fisioterapia Traumato-ortopédica visa tratar disfunções osteomioarticulares e tendíneas resultantes de traumas e suas consequências imediatas e tardias, lesões por esforços repetitivos, patologias ortopédicas. Trabalhando na reabilitação de pós-fraturas, entorses, luxações, traumas ou contusões musculares, amputações, distúrbios mecânicos da coluna vertebral, pós-cirurgias, dentre outras, utilizando recursos objetivando alívio de quadro álgico, eliminação de processo inflamatório, melhora na circulação sangüínea, fortalecimento muscular, recuperação de movimentos, equilíbrio, propriocepção e reeducação postural.
São utilizados na Fisioterapia Traumato-ortopédica recursos eletrotermofototerápicos, terapia manual e cinesioterapia na reabilitação dos pacientes.
Dentre os recursos eletrotermofototerápicos utilizados temos:
- TENS (estimulação elétrica transcutânea),
- EENM (estimulação elétrica neuromuscular),
- laser,
- ondas curtas,
- infravermelho,
- ultra-som.
- Na terapia manual são utilizadas técnicas de mobilização e manipulação articular de Maitland, Mulligan, Kaltenborn, com o intuito de diminuir algias, rigidez e reposicionamento do segmento.
Para completar a reabilitação na FisioterapiaTraumato-ortopédica também são utilizados os exercícios cinesioterápicos com o intuito de melhor a amplitude de movimento, aumentar força muscular, treinar a propriocepção e por fim o retorno às atividades.